Como criar um Catálogo de Serviço para Empresa Descubra neste...
Como fazer Catálogo no Canva. Assista ao vídeo ou veja o
passo a passo nesse post mais abaixo.
Primeiramente, para fazer o seu Catálogo no Canva, você deve entrar no site https://www.canva.com/ e fazer o seu login. E não se preocupe, você conseguirá fazer o seu catálogo do zero apenas com o Canva Free.
Ou seja, sem custo algum.
Mas, se você quiser uma solução bem em conta e pronta, nós temos os nossos templates para Catálogos no Canva praticamente prontos para você montar o seu Catálogo rapidamente.
Sendo sincero, o Canva é uma ferramenta espetacular e que traz diversos recursos e novidades constantemente.
Outro detalhe é a possibilidade de fácil atulização.
Então, se você gera o link digital do seu Catálogo no Canva e envia para seu cliente, assim que você atualizar aquele mesmo template, na hora que seu cliente abrir o catálogo novamente, ele vai ver essa atualização. Sem ser necessário o reenvio de outro link.
Mas agora, vamos ao mais importante, que é a montagem.
Primeiro, você deve saber que, para montar o seu Catálogo no Canva, você deve organizar todo o seu material:
• Fazer um bom planejamento. Ou seja, pensar em como montar o seu catálogo, categorias, produtos em destaques, informações para contato e tudo mais;
• Ter as fotos de todos os produtos;
• Conseguir todas as descrições, códigos e informações de cada produto ou serviço;
• Se necessário, informações a respeito da sua empresa ou negócio.
Assim que fizer o login, crie um novo arquivo no formato A4, que será o formato mais tradicional possível e se você tem a intensão de imprimir seu catálogo, quanto mais tradicional for o formato, mais barato é a impressão. Então, fuja dos formatos diferentões.
Assim que criado o seu novo arquivo para o seu Catálogo no Canva, pense em como você deve montar.
Então, agora entramos no planejamento. Você deve pensar em:
• Criar sua capa e contracapa com todas as informações de contato. Se tiver alguma dúvida, acesse nossa loja de temas e veja nossas páginas como referência.
• Se seu catálogo tiver muitos produtos e páginas, provavelmente, será interessante ter um índice.
• É interessante ter uma página institucional? Lembrando que ela é pouco acessada e não recomendo que todos coloquem essa página apenas para parecer mais importante. Ainda mais se for imprimir o seu catálogo.
• Se tiver muitos produtos, pense em separar seu catálogo por categorias. Assim, fica mais fácil você organizar seu catálogo e ajuda seus a acharem tudo com mais facilidade.
• EVITE INFORMAÇÕES EM EXCESSO! Isso mesmo, coloque apenas o necessário.
Muita gente acha que encher o catálogo de informações é interessante, sendo que seu catálogo ficará muito mais poluído e desagradável para visualização.
Organizou suas informações? Pronto, vamos para a criação!
Meu caro, se você não orçou o valor da impressão, faça isso!
A impressão é bonita? Muito!
Dá um charme e chama a atenção de qualquer cliente? Oh, claro que sim!
Mas agora, veja se ela cabe em seu bolso. Se não, deixe mais para frente, e utilize a versão digital, até conseguir um bom retorno e conseguir pagar tranquilamente por um Catálogo impresso.
Lembrando que um catálogo impresso pode ter seu valor alterado consideravelmente por suas medidas, gramatura das folhas, tipo de papel, encadernamento e vários outros detalhes. E já avisando, sempre peça o gabarito e as regras de impressão da gráfica, que podem mudar de gráfica para gráfica.
E normalmente são impressas em lâminas que são dobradas ao meio, se tornando 2 folhas ou 4 páginas. O que gera uma regra de que um catálogo quase sempre tem de ser feito em múltiplos de 4. Como nesse exemplo:
Já algumas gráficas trabalham em folhas, o que gera uma regra de múltiplos de 2 páginas ou até com capa dura.
E se você não quer um tema como os nossos e quer um Catálogo de Produtos Bacana e Personalizado mas, ainda não tem uma agência para criar seu Catálogo de Produto, indicamos a Blugnose. 😉
Assim que inserir todas as suas informações em seu Catálogo no Canva ( RECOMENDO QUE VEJA O VÍDEO NO INÍCIO DESTE POST ), você deve pensar em como divulgar o seu catálogo para seus clientes. Mas, não se preocupe, vou dar uma boa ideia do que você precisa.
Assim que finalizar o seu Catálogo no Canva, você tem que gerar algum formato para que seu cliente possa ver ou acessar seu catálogo. Então você pode:
• Gerar um link apenas para visualização (nesse formato, quando você atualiza/altera o seu catálogo, assim que seu cliente abre novamente o catálogo, já aparecem as atualizações);
• Gerar um PDF para enviar para seus clientes.
• Pode utilizar parceiros do Canva como a Heyzine e a Publuu e criar seu catálogo em formato de Flipbook. Eu acho muito bacana esse formato, e recomendo que dê uma olhada nessa possibilidade.
Você encontra essas ferramentas e outras opções para salvar seu catálogo no menu superior em:
Menu Superior Azul > Compartilhar > Baixar.
E se divirta testando os melhores formatos para você divulgar o seu Catálogo no Canva.
Eu, sempre recomendo que divulga links. Assim, facilita o envio e seu cliente não precisa baixar nada em seu celular ou PC.
Lá em cima, neste post, tem um vídeo mostrando o passo a passo desde o início de como se montar um Catálogo no Canva e é muito mais fácil de se entender por lá do que entender por aqui com um monte de prints e um post enorme e confuso.
Assista com calma, o vídeo é curto e bem explicativo.
E, se você busca praticidade, veja nossos templates prontos. Tem um ótimo custo/benefício e são todos editáveis e fáceis de se trabalhar.
Bom trabalho!
Abraço!
Como criar um Catálogo de Serviço para Empresa Descubra neste...
Como fazer um Catálogo de Produtos em PDF Descubra neste...
Como fazer um Catálogo de Produtos Online Aprenda neste guia...
Como montar meu Catálogo Digital Descubra neste guia completo como...
Nossos temas ou templates vão praticamente prontos para o seu negócio e são Totalmente Editáveis.
Você pode alterar facilmente em uma plataforma de modelo arrasta e solta (Drag and Drop), editar cores, elementos e textos com apenas alguns cliques.
Entre em contato com nossa parceira Cdesigner – Agência Digital.